Depoimento pessoal: eu, Mario Villani fui para Valença em 1969 após aprovação no exame nacional vestibular.
A cidade tinha apenas 25.000 habitantes. Não havia possibilidade de residência. Muitos moradores deixaram suas próprias casas para os estudantes que estavam chegando. E não eram poucos: a 1a turma tinha 460 alunos, a 2a tinha 240. Muita gente. Foi difícil mas, foi essa dificuldade residencial que forneceu a origem das repúblicas na cidade. Muitos dos alunos não tinham recursos, daí q necessidade de se agruparem para diminuir despesas.
Lembro que tudo era muito diferente: havia um caminhão de leite, onde tínhamos de levar um litro para encher, havia o verdureiro em uma carroça vendendo todo o necessário, não havia supermercados, havia o que vendia galinhas com uma vara com galinhas penduradas vivas e era você quem tinha de matá-la. Não havia galinhas prontas para comer. Telefone? Ninguém tinha. Só havia uma central na rua dos mineiros com apenas uma cabine que levava 4 horas ou mais para falar com familiares. Era preciso ir pela manhã e voltar à tarde lá pelas 16,00h para saber se a comunicação havia sido completada. Ônibus? Um velho ônibus da compania valenciana que levava cinco horas para chegar na cidade.
Vocês não têm noção do sufoco passado pelas primeiras turmas.
Mas era divertido . Só havia dois cinemas que passavam filmes de Tarzan em preto e branco.
Aguardem próximo capítulo de acordo com minhas lembranças de uma época maravilhosa.

2 respostas

  1. Sou da 1a TURMA-1973,FMV ( A PIONEIRA)),nascido em Parapeuna- 5o ( quinto) Distrito de Valença. Naquela época não havia Matricula e sim Registro e o meu é o 321.A Rua dos Mineiros não era interditada , havia o Colégio São José..e Teodorico Fonseca Indústria Têxtil e Pecuária eram a Mola mestra e sua economia e sem dúvida A PRINCESA DA SERRA..Tínhamos os Clubes que disputavam o campeonato regional..Coroados, Valênciano,Benfica Monte Douro,PARAPEUNA, Rio Preto. Enfim são Lembranças com.Sabor de Saudades. Aos 79 anos, já aposentado pelo Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Pirai e Autônomo. Ainda Clinicando ( CLINICA Cuidar Mais-Valenca/ Med 10 BPIRAI. )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.