Theunis Wilson Goncalves Pinto. Ano de formatura 2019, pós graduando em Medicina de Emergência, nascimento: São Paulo, residência atual : Mariana – MG.

Pergunta 1- Prezado Dr , como foi a sensação de ter vivido em Valença por 6 anos frequentando nossa FMV ?

Valença guarda em suas características a receptividade, uma gente hospitaleira, receptiva e amorosa. Meu sonho de cursar a Faculdade de Medicina só pode se realizar quando estava com 36 anos, portanto quando consegui reconheci em Valença uma terra que estava acolhendo meu sonho, e isso gerou em mim um sentimento enorme de gratidão pela cidade. Ainda hoje , sempre que posso retorno a Valença, passo pelos mesmos locais, vejo as mesmas paisagens , pq isso me faz lembrar do quanto Eu quis ali estar, e a gratidão de voltar , reencontrar as pessoas, rever os locais, é uma alegria sem fim.

Pergunta 2- Como foi sua experiência no Diretorio Acadêmico ?

Entrei no Diretório no terceiro período da faculdade. Entrei como suplente, onde fiquei nessa função por 1 ano, sendo efetivado na diretoria no ano seguinte, e os últimos 2 anos na presidência. Eu e minha equipe fizemos uma administração silenciosa , proveitosa e vitoriosa no meu modo de ver.
Deixamos um legado para a FMV, dentre eles os que mais gosto de destacar sao:
1 – na área academica: a) sistematizamos e criamos todas as normas para funcionamento das Ligas Acadêmicas, bem como todas as provas de seleção para as mesmas, hoje DA conta com Manual de Instrução detalhado e descrito para cada área de atuação das Ligas , desde eventos acadêmicos até encontros de rua em comunidade, tudo descrito, impresso e atualizado.

B) o CLAM iniciou em 2014, quando entrei na faculdade, era incipiente,  modesto, foi a semente plantada pelas gestões anteriores, o V CLAM foi excepcionalmente grandioso, junto aos 50 anos da Faculdade, na abertura Mazza 001 e toda aquela emoção, na nossa gestão frente ao DA transformamos o CLAM  em um evento anual, constando do calendário oficial da Instituição e com crescimento vertiginoso de publicações e artigos.

C) fizemos cumprir o Estatuto do Diretório e retomamos as Plenárias junto a toda comunidade estudantil, tivemos plenárias durante todo o ano de 2019, creio que em 2020 também, mas a Pandemia deve ter dificultado muito, porém reestabelecemos as Plenárias democráticas, abertas a todos.

D) aproximamos DA e Atlética,  reconhecendo internamente a independência de ações da Atlética em relação ao DA apesar de pertencerem ao mesmo braço institucional.

E) criamos o projeto 12 semanas , 12 períodos,  em que cada período da faculdade passava 1 semana com um membro do DA para mostrar as demandas e necessidades turma a turma, com isso geramos mais de 50 ofícios a direção atendendo as demandas desde o primeiro período até o décimo segundo período.

Na área financeira : a) todos os anos os reajustes de mensalidades eram de 10%, sem negociaçao, transformamos isso radicalmente , na gestão em que atuamos, conseguimos reajustes de 7%, 10% ( abertura da Maternidade), 4.9 % ( o menor da história da Instituição e o menor reajuste frente a outras particulares da regiao).

B) abrimos 2 linhas de crédito bancário para pagamentos das Mensalidades, 1 junto ao Banco Santander,  1 junto ao Banco Bradesco. Iniciamos as negociações junto ao Pra Valer.

E outras coisas mais que não me recordo aqui, mas creio que nossa equipe: hoje Dr.  Marcos Laffiti , Dr Marcello Araújo, Dra Ana Carolina, Dra. Isabela Triani , os futuros Dr. Adriano , Dra Veronica, Dra Daniela, Dr Gil, Dra Rebeca e Dra Ana , deixamos um legado para nossa FMV, tenho muito orgulho de ter sido Presidente do Diretório Acadêmico Jaime Graça.

Pergunta 3- Quais seus sonhos e medos na atual Medicina e como a projeta para os próximos 20 anos ?

Creio eu que Meus sonhos circulam pelo tripé de qualquer recém formado, estabilidade, especialização, segurança financeira.
Chama-me a atenção a necessidade de gestão do conhecimento para encarar bem plantões inerentes ao início de carreira, não,  a Faculdade não nos da todas as ferramentas para encaramos o início de carreira, é uma árdua guerra entre insegurança, locais inapropriados para iniciar os plantões ( muitas vezes sem recursos, e pior : sozinho) .
Acho muito temerário assumir plantões em condições desfavoráveis sem o respaldo de especialidades, a chance de erro é enorme, e muitas vezes são os plantões que pintam. 
Aconselho fortemente a iniciar em locais que tenha uma retaguarda, pq administrar pediatria, adultos, emergência,  ginecologia e obstetrícia é um esforço inglório, mais cedo ou mais tarde a ” casa pode cair”.
Assim sendo, aos colegas que estão formando o Conselho é prudência e resiliência, procure alguém para poder lhes guiar, alguém mais experiente que não vai deixar o pânico tomar conta, isso é essencial, e especializar-se é tão essencial quanto.
Aqui na Associação,  por exemplo, por ideia do nosso Síndico, criamos o cadastro de ex-alunos, lá temos colegas experientes que manifestaram interesse em receber os novos formandos da FMV, é uma ferramenta e tanto.
Para os próximos 20 anos vejo um cenário desafiador, não teremos mais a demanda e a procura por médicos como antes, por isso creio na necessidade de especialização, por outro lado também não vislumbro o fim da medicina como muitos mensageiros do apocalipse gostam de bradar por aí.
E para finalizar os sonhos, agora como membro da Associação de ex alunos , sonho com uma sede própria da Associação, com dormitórios para receber alunos em condições desfavoráveis, ou por um período curto de tempo para conseguirem se ambientar e arrumar seu espaço em Valença, sonho com uma Associação de maos dadas com o Diretório para construir em Valença um local de engrandecimento intelectual e pessoal, sonhar e idealizar , acho que podemos construir esse legado para Valença e para nossa FMV.
Alunos por um tempo, ex alunos para sempre. Obrigado Valença e FMV , vcs me deram o sonho de uma vida.

8 respostas

  1. Trabalhou muito por nossa amada escola. Orientações muito importantes para os recém formados. Excelente

    1. Grande dr. Theunis! Uma honra ter sido colega de turma. Quanto orgulho lembrar de cada conquista do DA entre 2014 e 2019, um legado precioso para nossa faculdade. Muita sensatez na resposta da terceira pergunta. Seria admirável a concretização do sonho da sede própria da Associação, voltada também à receptividade aos alunos. Parabéns pelo especial carinho de sempre por nossa FMV! “Alunos por um tempo, ex alunos para sempre”!

  2. É um colega que honra a FMV e o D.A. Jayme Graça Muita garra , conhecimento e humanismo.

  3. Vejo que o espírito, eternamente, vibra na alma daqueles que viveram em Valença realizando sonho de vida e continuam seguido a vida profissional com nobres valores de formação ética e técnica.

    Acrescenta-se o reconhecimento por tudo que lá aprendemos e pelas amizades que firmamos durante este período de nossas vidas.

    Parabéns e bem vindo ao time dos Ex Alunos da FMV

  4. Vejo que o espírito, eternamente, vibra na alma daqueles que viveram em Valença realizando sonho de vida e continuam seguido a vida profissional com nobres valores de formação ética e técnica.

    Acrescenta-se o reconhecimento por tudo que lá aprendemos e pelas amizades que firmamos durante este período de nossas vidas.

    Parabéns e bem vindo ao time dos Ex Alunos da FMV

  5. A cada entrevista, notamos o engajamento e prazer em ter estudado na nossa FMV. Parabéns por sua atuação como presidente do DA e pelo trabalho realizado. Acredito que a ideia do cadastro de ex alunos em seus serviços é interessante e bem legal, sugiro um cadastro de Serviços de Ex Alunos que tenham Residência Médica para que o recém formado possa se orientar em sua formação futura.
    Parabéns!

  6. Excelente a visão de um colega formado a pouco, que honra nossa Escola e teve o privilégio de, como também tive, ser presidente do nosso Diretório Acadêmico. O cadastro dos ex-alunos é importante para os jovens colegas poderem ter algum respaldo quando precisarem, como Bassan sugere, sendo esta a idéia principal que passei ao Léo quando sugeri tal cadastro à época que tivemos sala própria e secretária. Numa segunda etapa do cadastro devemos passar para a fase ativa, onde colocaremos os colegas que tem serviços com residência, saindo da atual fase passiva, onde cada um coloca seus dados expontaneamente. Sucesso Teunis, suas inseguranças são o motor que todos temos e nos empurram para a frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.