João Luiz Bassan Faria
Ano de formatura :- 1974
Residência:- Anestesiologia no HCFMUSP
Pós graduação:- Auditoria em Saúde, na Universidade Unimed BH
Nasceu:- São José do Rio Prêto SP
Mora:- São José do Rio Prêto SP

Pergunta 1
Síndico :

Prezado Dr , como é a sensação de ter vivido intensamente essa história de construção da Associação participando desde 1979 dos bons e maus momentos da nossa FMV ?

A Associação foi uma da maiores conquistas dos alunos FMV.
Infelizmente por motivos diversos durante muito tempo acabei participando pouco dos eventos da Associação.
Tive a felicidade de resgatar meus colegas de turma e acabamos formando uma verdadeira Família FMV 1974, com encontros regionais (vários no ano) e oficial (1 vez por ano).
Quando completamos 40 anos, nossa Comemoração foi junto com o Encontro da Associação em Valença, fizemos uma sessão solene, foi marcante.
Minha turma é participativa e presente, nosso maior problema seria conseguir acomodações em Valença para encontro da Associação.
Minha próxima meta será fazer nosso encontro oficial junto com o da Associação.

Pergunta 2 -Atlética : Prezado Dr , durante todos esses anos de brilhante atuação profissional, qual sua melhor lembrança de sua vida acadêmica na FMV? O que te faz sorrir ao lembrar de Valença?

Difícil enumerar todos os bons momentos vividos durante nossa vida universitária em Valença, mas tentando citar alguns, posso lembrar do dia que o Dr Januzzi disse que iriam iniciar a construção de novas instalações da faculdade e que o projeto tinha diminuído em termos área física para que os estudantes pudessem desfrutar da “Sombra” da enorme Jaqueira que tinha no terreno…..
À noite munidos de Machados minha República (Ôco do Mundo), junto com mais alguns colegas, conseguimos botar a Jaqueira no chão….. afinal queríamos salas aulas, laboratórios e não ficar curtindo uma sombra…
Outro fato interessante era que morávamos ao lado da casa do Monsenhor Natanael de Verás Alcântara (fez meu casamento na igreja da Glória dia 18/09/1976) e na Copa de 1970, assistíamos os jogos na casa do padre e as comemorações eram Badalando os Sinos da Igreja.
O que me faz sorrir ao lembrar Valença?….. tudo….. Minha vida universitária, meus colegas (hoje irmãos) onde solidificamos uma amizade infinita, namorei, casei, tive 02 filhos, constitui uma família onde até hoje tenho inúmeros parentes na região.
Meu filho mais velho formou na nossa FMV em 2001) e aqui vale ressaltar que fizemos nosso encontro turma 74 em 2001 em Conservatória e na programação fomos visitar nossa faculdade.
Quem nos recebeu na pracinha (em frente bar do Vicente) foi Dr. Lourenço Capobianco.
Conversando com ele disse que meu filho iria colar grau dali uns 30 dias em Valença.
Ele disse:- doutor, ter um filho formando na mesma faculdade e uma satisfação muito grande, o senhor vai entregar o Diploma para seu Filho.
Perguntou o nome e não falamos mais.
No dia da Colação, estava feliz com minha família sentado na plateia e quando iniciou a entrega dos diplomas, perto da letra G, Dr Lourenço chamou o cerimonialista e disse algo em seu ouvido…
E ao chamar meu filho disse:- “Agora pedimos a presença aqui no palco do Dr João Luiz Bassan Faria ex aluno desta faculdade para ter a honra de entregar o diploma para o seu filho o formando Gustavo Fonseca Faria…
Emoção indescritível, difícil conter as lágrimas (felicidade total).
Com histórias marcantes assim… Só Sorrisos ao lembrar de Valença!!!

Pergunta 3 – DA: Tendo em vista sua assiduidade nos eventos que dizem respeito a Faculdade de Medicina de Valença, é possível concluir que esta instituição marcou sua vida. Gostaríamos de saber qual o maior aprendizado que o Sr levou da graduação pela FMV.

A FMV marcou minha vida imensamente.
Por ser uma faculdade nova, com poucos recursos físicos e materiais na época, tivemos que nos desdobrar para mostrar que era possível.
Tínhamos que mostrar nosso valor e para isto foi necessário muita dedicação e estudo.
Conseguimos mostrar na prática que a Faculdade não faz o Aluno e sim o Aluno que faz a Faculdade.
Após colação, prestei provas Residência Médica em Anestesiologia e fui aprovado na Santa Casa de São Paulo e no Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo.
Depois de terminada residência, prestei concurso no INAMPS/INSS e passei, fui muitos anos Auditor Federal.
Implantei um programa de Auditoria na Unimed de São José do Rio Prêto onde fui Coordenador até 2011.
Em 2011 fui convidado a implantar um programa de Qualidade na Unimed onde sou o Coordenador do mesmo, com isto tivemos o privilégio de ser a primeira Unimed do Brasil a receber o Selo da RN 277 pela ANS/INMETRO, hoje nossa Operadora tem vários selos Qualidade tanto na Operadora como no seu Complexo de Saúde (Pronto atendimento).
Ou seja a Faculdade Medicina Valença foi a meu maior Tesouro, conheci e constitui minha Família, me deu alicerce para minha estrutura profissional e Asas para eu poder ter alçado altos voos.
Sou e serei eternamente grato à tudo que Valença e nossa FMV me proporcionou.
Obrigado.

15 respostas

  1. Grande amigo Bassan , minha felicidade de ser ex aluno (78),e poder dividir esta felicidade tb com vc , gde abraço , Renatinho.

  2. Que Maravilha e emoção Bassan
    Seu segundo lar é uma recordação que jamais será esquecida 👏🏻👏🏻👏🏻

  3. Bassan
    Brilhante trajetória de vida fiquei emocionado
    Me honra de ter sido aluno da FMV e de ser seu colega
    Um grande abraço

  4. Grande irmão Bassan, vc é o responsável e catalizador do grupo FMV 74, deve ser a turma que mais se encontra e confraterniza, vai para o Guiness rs, fruto da sua dedicação. Parabéns pela entrevista

  5. Histórias como esta mostram quanto a nossa inesquecível faculdade deixa marcas em sua existência.

  6. Se um dia escrevessem os um livro com pouco dos momentos vividos por cada turma seria fantástico.

  7. Parabéns pela entrevista. Apesar de calouro formado na turma de 79 fiquei muito lisonjeado ao receber a turma de 74 no Raymundao em nome da ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DA FMV por ocasiao das comemorações dos 40 anos na sessão solene . Naquele Dia fui incumbido inclusive de recebe- Ios em nome da própria FMV Foi incrível e aproveite para fazer propaganda da Associação. Coisas que só se vê em VALENÇA.

  8. Caro colega , João Lui
    Muito importante dar um depoimento a um colega,que demonstra todo seu carinho e admiração à nossa tão simples faculdade que se tornou com esmero a ser uma das melhores.E nós colegas ,eu e meu marido,fomos também frutos desse trabalho . E temos gratidão por nos tornarmos uma grande família.

  9. Querido João, amigo desde os bancos da faculdade, sempre educado e brincalhão ao mesmo tempo! Lembro com saudade dos nossos papos com a Ana, muitos risos!
    Querida faculdade, querida cidade amada e saudosa, queridos mestres, sempre lembrados!

  10. O espírito do Bassan mostra o que foi a FMV desde seu início. Uma escola de exemplos!
    Parabéns!

  11. João. Você é o cara. Grande agregador de nossa turma 74 . Grande líder de nossas pescarias . Vem demonstrando desde os tempos de estudante ser um grande amigo de todos . Sua entrevista retrata o sentimento de todos nós ex alunos FMV.
    Parabéns.

  12. MEU IRMÃO E AMIGO BASSAN, SUA ENTREVISTA TROUXE MUITAS SAUDADES DAQUELE TEMPO BOM. GRANDE ABRAÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.